ILP – Indicador de Longevidade Pessoal
Bradesco Seguros
Impacto social & Sustentabilidade | Inovação Digital & Transformação
Bradesco Seguros transforma a longevidade em ação, inspirando os brasileiros a planejarem um futuro melhor.
Desafio
Em uma sociedade marcada por tabus culturais relacionados ao envelhecimento e pela falta de ferramentas concretas, a maioria das pessoas não se sente preparada para planejar o futuro com saúde e qualidade de vida. O Grupo Bradesco Seguros tinha o desafio de tornar essa discussão mais tangível e clara para a sociedade, inspirando uma mudança de comportamento e transformando vidas.
Estratégia
A solução? Transformar os elementos relacionados ao envelhecimento em uma métrica de fácil entendimento com a criação do Indicador de Longevidade Pessoal (ILP), uma ferramenta inédita para promover a longevidade de forma personalizada.
O indicador conta com uma metodologia única, desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva e o especialista Alexandre Kalache, que avalia os indivíduos de acordo com sua preparação para o envelhecimento com base em fatores físicos, mentais, financeiros, sociais e ambientais. Para entender o retrato do ILP da população brasileira, foi realizada uma pesquisa com mais de 1.000 brasileiros, levando em consideração conhecimentos sobre saúde, envelhecimento, economia e finanças, para oferecer resultados personalizados e recomendações acionáveis.
Execução
O ILP foi lançado como um teste online com pontuação de 0 a 100, acompanhado de um Manual de Bolso com dicas para melhorar o índice e se preparar para o futuro. A estreia contou com um jantar exclusivo para jornalistas e influenciadores, que testaram a ferramenta em primeira mão. No Fórum da Longevidade, evento anual do Grupo Bradesco Seguros, o indicador ganhou destaque e impulsionou conversas importantes sobre o tema. A iniciativa ganhou força com ampla cobertura da imprensa em veículos digitais, impressos e televisivos.
Resultados
Logo no primeiro mês, o ILP gerou resultados relevantes e consolidou espaço para uma segunda fase, voltada a democratizar ainda mais o acesso ao teste.
+4K
testes feitos na semana do lançamento
+100
matérias sobre o lançamento do ILP, incluindo reportagens em programas de televisão relevantes
51
jornalistas estratégicos presentes no evento de lançamento