Os novos dados do Edelman Trust Barometer revelam que os empregadores desempenham um papel central na construção da confiança e na liderança durante a pandemia do COVID-19. E, por conta das novas diretrizes de distanciamento social, muitas empresas precisam decidir como equilibrar a continuidade dos negócios, viabilizando o trabalho remoto e mantendo o bem-estar de todos. Para ajudar na tomada dessas decisões, reunimos algumas dicas para trabalhar em casa.

Introdução

Os dados da pesquisa Trust at Work 2020, divulgado pela Edelman, revelam que, na falta de confiança no governo, na mídia e até nas ONGs, existe uma expectativa de que os negócios liderem mudanças sociais. Nosso novo relatório especial do Edelman Trust Barometer sobre o coronavírus, indica que o COVID-19 está revelando a crescente importância do papel que "meu empregador" deve desempenhar.

Para ajudar nossos clientes a liderar e se comunicar durante esse período incerto, a Edelman conduziu um estudo, entre os dias 6 a 10 de março, que englobou 10 países:  Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, África do Sul, Coréia do Sul, Reino Unido e EUA, perguntando à população sobre como as pessoas buscam informações confiáveis ​​sobre o coronavírus e quais eram as fontes mais confiadas.

Os resultados indicam que mais do que governo, ONGs, mídia ou mesmo negócios em geral, "meu empregador" é a fonte mais confiada durante esse período incerto.

De fato, 79% dos funcionários esperam que seus empregadores mudem as políticas de RH em resposta ao COVID-19, indicando como primeiro passo sua política de trabalho remoto. Para ajudar a atender essa necessidade, a equipe da Edelman Employee Experience compartilha as melhores práticas obtidas de nossas experiências com clientes que lideram quando o assunto é engajamento remoto dos funcionários.

Trabalhar em casa

Agora, mais do que nunca, os funcionários e suas famílias precisam ouvir de seu empregador de forma regular e consistente. Precisam também de orientação e apoio ao trabalhar em casa. Os dados demonstram que os funcionários prosperam quando sabem que têm a empatia e confiança de seu empregador ao trabalhar em casa. O empregador é agora uma fonte essencial de segurança psicológica em tempos ambíguos.

Enquanto algumas empresas - mercados, varejistas, fabricantes - não podem funcionar sem funcionários no local e precisam lidar com a realidade de manter um local físico operacional, as práticas recomendadas a seguir se aplicam às empresas que buscam orientação sobre como fazer a transição do escritório para casa.

Organizações líderes nos lembram que trabalhar remotamente não é uma mudança que você pode ativar tão rapidamente, e sim algo que as empresas precisam construir ao longo do tempo, além do fato de que há uma diferença substancial entre um funcionário que trabalha em casa ocasionalmente e uma medida de longo prazo durante um período como esse.

Considerações

Antes de uma empresa iniciar um período de trabalho remoto, deve-se considerar os seguintes pontos:

  • Tecnologia: Os funcionários devem ter dispositivos físicos e softwares para realizar seu trabalho e colaborar com colegas e clientes. Isso inclui acesso a servidores e arquivos internos, intranets e canais de comunicação internos e externos, além de velocidade e estabilidade Wi-Fi suficientes para oferecer suporte a videoconferências.
  • Segurança: Políticas e procedimentos devem refletir os padrões internos. Em casa, dispositivos e protocolos de segurança VPN devem estar em vigor.
  • Suporte gerencial: informe os gerentes locais sobre como lidar com o COVID-19 (informações consistentes, seguindo diretrizes da OMS, CCD e outras diretrizes das agências de saúde) e, ao mesmo tempo, ofereça autonomia para que todos se sintam habilitados a lidar com qualquer situação em rápida evolução. Os gestores também devem estar preparados para comunicações consistentes, que proporcionam segurança para os funcionários expressarem se estão se sentindo inseguros ou isolados por qualquer motivo, além de monitorar a aderência às medidas de segurança.

Tecnologia

  1. Faça uma auditoria na tecnologia disponível para funcionários para entender se todos têm o necessário para trabalhar remotamente. Isso inclui hardware, software e conectividade.
  2. Se a sua empresa está considerando uma paralisação, considere um dia de teste de trabalho em casa para checar suas políticas, procedimentos e tecnologia. Peça aos funcionários que compartilhem feedbacks sobre a experiência para que você possa fazer os ajustes necessários.
  3.  Ajude os funcionários atualizando suas políticas e subsidiando o custo da conectividade (Internet, pontos de acesso) e hardware. Algumas organizações estão oferecendo um valor para que os funcionários aumentem sua velocidade de Wi-Fi ou comprem itens necessários para o computador. Outras empresas estão fornecendo guias ou vídeo tutoriais rápidos sobre como usar tecnologias remotas, como VPN e unidades compartilhadas.

Segurança

  1. Revise e atualize as políticas de privacidade de dados e segurança da informação sobre retirar documentos impressos ou eletrônicos do escritório. Isso irá permear o escopo da sua política de trabalho remoto. Se a maioria dos documentos podem ser retirados com segurança para fora do escritório e compartilhado por e-mail ou por programas seguros de transferência de arquivos, é provável que seus colaboradores mudem rapidamente para o trabalho remoto.
  2.  Compartilhe políticas e procedimentos de trabalho remoto com os funcionários antes de precisar fechar o escritório, para que todos se prepararem adequadamente.
  3.  Verifique se os funcionários estão cientes das políticas de confidencialidade em ambientes públicos ou compartilhados.

Suporte gerencial

  1. Mantenha a comunicação com os funcionários para garantir que eles tenham o respaldo necessário e sejam capazes de realizar suas tarefas. Entre em contato para saber também como eles estão lidando pessoalmente com a situação. Isso deve vir dos gerentes diretos, do RH ou do líder de operações.
  2.  Coloque os funcionários em primeiro lugar em todas as comunicações, não apenas nos assuntos sobre trabalho remoto. Os funcionários não devem saber sobre uma interrupção em suas operações ou uma alteração relevante em seus negócios por registros públicos ou reportagens na imprensa. Se essas informações precisarem ser mantidas em sigilo até a liberação, faça as comunicações aos funcionários o mais simultaneamente possível.
  3. Baseie-se em fatos para liderar, mas reconheça as emoções. É importante reconhecer que esse pode ser um momento desafiador para os colaboradores, e cada pessoa terá uma maneira diferente de lidar com esse sentimento. Verifique se as comunicações respondem às preocupações dos funcionários em relação à sua própria saúde e a de seus colegas e familiares.
  4.  Defina, desde o início, as expectativas de seus funcionários em relação a quem eles devem escutar, com que frequência e por quais canais. Companhias com vários escritórios devem estabelecer as diretrizes do negócio e -las de acordo com as condições dos escritórios locais.
  5.  Tenha uma política clara sobre o que são viagens essenciais aos negócios e viagens não essenciais. Garanta que os funcionários saibam que não serão penalizados ou avaliados negativamente se seus próprios resultados forem impactados por cancelamentos de viagens. As empresas devem deixar claro que nenhum funcionário será solicitado a viajar quando se sentir desconfortável ou inseguro, mesmo que o destino não esteja em uma lista restrita.
  6. Revejam os critérios de desempenho existentes.Por exemplo, pais que trabalham em casa ao lado de crianças, por conta de escolas fechadas, possivelmente não vão ter o desempenho usual.
  7. Use programas de bate-papo por vídeo sempre que possível. Trabalhar em casa pode parecer solitário para muitas pessoas e ver outros rostos durante as horas de trabalho pode manter os colaboradores motivados e engajados.
  8. Incentive o engajamento e momentos de prazer: um cliente multinacional com uma força de trabalho altamente engajada decidiu realizar happy hours virtuais toda quinta-feira para manter a socialização com a qual seus funcionários estavam acostumados.