A sensação é de que tudo aconteceu em um piscar de olhos. E, ao mesmo tempo, de que durou 100 anos. Fato é que, neste 2022, Edelman e eu completamos duas décadas de um relacionamento sério. São muitas lembranças que fica difícil organizar as ideias e priorizar as memórias. Mas farei o possível para montar o meu top 5:  
 
1. Passei por quatro escritórios e deixei um pouco de mim – e levei outro punhado de muitos colegas – em cada um deles. Sou argentina e comecei na Edelman Buenos Aires, como executiva de contas. Aprendi sobre Relações Públicas e sobre generosidade, empatia e parceria com o meu ex-jefe e eterno amigo Allan McCrea Steele e com outros parceiros que ainda carrego no peito. De lá, parti para a Califórnia, passando pelos escritórios de Los Angeles e Vale do Silício. E, por último, cheguei a São Paulo e me descobri brasileira – carioca, baiana, paulistana de coração. Hoje tenho a honra em liderar times maravilhosos, como vice-presidente de clientes corporativos e regionais na Edelman Brasil. Conheci tanta gente, tantas culturas... fosse em projetos, em almoços, em viagens e ao visitar 20 escritórios da Edelman em cada canto do mundo. (Ainda faltam 40. Me aguardem!).  
 
2. Fui responsável por estratégias de comunicação de eventos globais como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, em projetos que foram de planejamento e comunicação interna a comunicação externa e gestão de crise – trabalhos incríveis que me apresentaram pessoas incríveis. Ainda mantenho quente no coração a experiência que estive na Zâmbia, aprendendo com a organização Campanha pela Educação Feminina. Sou grata a colegas e clientes, que posso ligar para pedir ajuda ou trocar ideias tão malucas quando geniais. Hoje, também faço parte de uma iniciativa muito especial: o GWEN, Rede Global da Edelman de equidade de gênero, um projeto comprometido com o trabalho em rede, mentoria, recrutamento, colaboração e planejamento de carreira para mulheres, que me conectou com profissionais inspiradoras, com os mais diversos históricos e com quem aprendo frequentemente sobre nossas pequenas batalhas diárias. 
 
3. Chief Talent Advisor da Edelman, Claudia Patton me desafiou a entrevistar ninguém menos que Richard Edelman em uma reunião global de lideranças. O pedido veio minutos antes e eu não desmaiei! Mas, não nego: devo isso à cerveja de Hamburgo.  
 
4. Tive quatro mentores oficiais que me ajudaram a mudar minhas perspectivas, me estimularam a mudar para o exterior, me ajudaram a migrar para outra prática ou especialidade e me inspiraram a voltar a estudar. Meus muitos mentores extraoficiais também me ensinam algo novo todos os dias ao me chamar com a frase “tem 5 minutos?”.  

5. O que me mantém acordada à noite e me faz tomar café feliz todas as manhãs é a nossa equipe. Do time de Tecnologia de Buenos Aires ao time de Corporate em São Paulo: tive e tenho muita sorte de poder chamar tantas pessoas incríveis de amigos, professores e mentees.  

Sou grata por cada passo dado, sejam os bons ou os difíceis: todos deixaram uma marca em minha carreira e me fizeram mais forte. “Que vengan más!”. 
 
Natalia Martinez é vice-presidente executiva e líder de clientes corporativos e regionais na Edelman Brasil