Em julho, deixei o escritório da Edelman em São Paulo, onde trabalho, e passei alguns dias na Edelman em Nova York para a reunião anual do GWEN (Global Women's Equality Network, ou Rede Global para Igualdade das Mulheres, em tradução livre). Nosso objetivo era debater o que tem funcionado ao redor do globo em toda a rede da companhia e entender o que podemos fazer para, cada vez mais, ampliar a equidade – dentro e fora da empresa.

O GWEN já existe há alguns anos. Foi criado por Richard Edelman com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres dentro da companhia que leva seu sobrenome – até 2020, a meta é ter mulheres em ao menos 50% das posições de lideranças na empresa. Mas, ao longo do tempo e a cada etapa concluída, percebemos que tínhamos muito mais a fazer. No papel de maior agência independente de Relações Públicas do mundo, temos uma grande oportunidade para inspirar – e ser exemplo – para pessoas e organizações em todo o mundo.

Por isso, ao longo da reunião em Nova York, falamos sobre iniciativas que complementam a busca pela equidade, como licença paternidade e outras atividades que podem contribuir para que os homens participem ativamente da conversa. Também abordamos ações voltadas à capacitação e desenvolvimento e discutimos iniciativas globais já apoiadas pela Edelman globalmente, como G(irls) 20 e United for News, além de trazer a diversidade étnica e racial como parte importante do processo de termos igualdade em sua forma mais abrangente.

Terminamos a reunião entusiasmados com as possibilidades e certos de que há muito trabalho a fazer. Agora, desenvolveremos planos focados para as necessidades de cada região e colocaremos a mão na massa para continuar promovendo a equidade dia após dia.

Na Edelman Brasil, felizmente, já temos motivos para comemorar. Nosso comitê executivo é 100% formado por mulheres e, recentemente, Ana Julião assumiu a posição de Gerente Geral. Também inauguramos, há algumas semanas, nossa sala de amamentação. É assim, aos poucos, que evoluímos, trilhando um caminho longo, mas de conquistas diárias.

Ana Paula Sartor é Gerente de Contas Sênior na Edelman Brasil e representante Latam na Rede Global para Igualdade das Mulheres (GWEN)