Criar é um ato de coragem. A criatividade e a curiosidade fazem parte de quem nós somos, buscamos maneiras de simplificar a rotina e inovar na forma como nos conectamos uns com os outros e interagimos com o mundo. 

Em comemoração do Dia Mundial da Criatividade, perguntamos ao nosso time o que significa ser criativo e como isso se manifesta em seu dia a dia. 

Fernanda Carvalho, Diretora de Contas da Edelman Brasil, conta como usa a criatividade para encontrar soluções diante de uma crise. 


1. Para você, o que significa ser criativo?

Ser criativo, pra mim, é encontrar caminhos quando eles não estão óbvios, nem fáceis. É saber se virar, propor rotas alternativas, fazer pontes entre ideias. Traduzir um insight em coisas bacanas, como um meme, uma campanha, uma frase de camiseta. Criatividade tem muito a ver com repertório — quanto mais a gente vê, vive, lê e sente, mais referências temos para resolver um desafio de um jeito novo. No fim, ser criativo é saber acessar e transformar o que você já conhece e sente, para criar uma ideia nova em um momento diferente.

 

2. Como você usa criatividade no seu dia a dia?

Uso em tudo: na hora de resolver um problema, propor uma ideia fora do comum ou dar vida a um planejamento que parecia desanimado. Tenho sorte por ter um trabalho que exige criatividade todos os dias — e percebo que os meus principais momentos de alegria ou orgulho profissional nasceram de alguma ideia criativa.

Como neste evento da foto, em que reunimos diversos influenciadores para celebrar um ritmo musical em nome de uma marca muito querida pelo público. Essas ideias, quando saem do papel, movem pessoas, promovem encontros reais — e fazem a gente feliz.
 

3. Onde você busca inspiração quando precisa ter uma ideia nova? 

Inspiração vem do repertório: de um filme bom, de um livro antigo, de um meme atual, de uma ida ao museu. A criatividade se alimenta da mistura entre o que você já viu e o que está prestando atenção agora. O último livro que li foi Mamãe & Eu & Mamãe, da Maya Angelou – recomendadíssimo! Estou assistindo à nova temporada de Black Mirror na Netflix. E faz 6 meses que não consigo parar de ouvir Ca7riel & Paco Amoroso – vejam como um Tiny Desk demonstra que boas ideias podem ser simples e geniais ao mesmo tempo. Também gosto de acompanhar os posts de perfis como o Nozy, explorar o HUB de estudos do Google, e ler as pesquisas da Edelman. Isso tudo vai recheando nossa cabeça de coisas legais.    

4. Como você acha que a criatividade pode impulsionar o futuro da nossa sociedade?

Vivemos em um mundo com problemas cada vez mais complexos — sociais, ambientais, políticos, culturais. A criatividade é o que nos permite enxergar soluções diante de uma crise. É com ela que vamos transformar, inovar, provocar e construir novos futuros. Não existe evolução sem imaginação.