Em janeiro de 2024, completamos 30 anos na América Latina. O que começou como um pequeno negócio na Cidade do México, hoje conecta mais de 630 pessoas da Argentina, Brasil, Colômbia e México em uma rede de trocas e conexão.  

Nesse aniversário, celebramos como #ConexãoFazHistória com uma série de entrevistas com nossos colaboradores da região.  

Produtora de eventos e responsável por gestão de projetos, Mariana Vitorino iniciou sua carreira na agência em 2021, e hoje atua na execução de ações especiais com os clientes.  

1. Como você descreve sua trajetória na Edelman até agora?  

Antes de tudo, inicio esta conversa observando que sou uma mulher preta, lésbica e periférica. Sou muito grata pela oportunidade de trabalhar na Edelman, onde fui reconhecida como profissional, e pelas possibilidades que tive até aqui.

Minha trajetória na agência foi marcada por muito aprendizado, com certeza! Entrei em 2021, no meio da pandemia, e atuei em um projeto sobre saúde mental, em que pude desenvolver muitas habilidades, como a importância de um briefing claro e com lidar com cenários desafiadores.  

De lá para cá, fui inserida em diversos projetos especiais e tem sido cada dia mais incrível. Um dos maiores desafios que enfrentei foi trabalhar com um cliente de um segmento totalmente novo para mim, que exigia conhecimento técnico e específico. Para superar essa dificuldade, pesquisei muito sobre o assunto, conversei com os especialistas da Edelman e do cliente, e me dediquei ao máximo para entregar um trabalho de excelência. Portanto, poderia dizer que a palavra que descreve minha trajetória é APRENDIZADO. Gostaria também de destacar OPORTUNIDADE, considerando minha vivência junto aos times e gestores, que sempre foram abertos e confiaram em mim, além da felicidade de atender clientes que possuem os mesmos propósitos que os meus. 

2. Conte um pouco sobre algum projeto que você participou que gostou muito e sente orgulho.  

Não posso deixar de mencionar meu primeiro projeto ao chegar aqui. Tive a oportunidade de trabalhar com uma iniciativa voltada para saúde mental. Foi muito marcante, foram aprendizados alinhados com o meu propósito de vida. Entender sobre o assunto, criar espaços para diálogo, aprendizados e auxiliar a população brasileira com materiais de qualidade e informações de fontes confiáveis, me fez muito realizada tanto do lado profissional quanto do pessoal.

Esse projeto também está alinhado com a missão da Edelman de construir confiança e engajamento entre as marcas e a sociedade, e seu compromisso de impactar positivamente a sociedade. Recebi muitos elogios e agradecimentos do cliente, que ficou muito satisfeito com o resultado, e dos parceiros que reconheceram o nosso trabalho e esforços.  

3. Como você acredita que a conexão se reflete no seu dia a dia na Edelman?  

Em absolutamente tudo!

Minha posição faz com que eu tenha conexões dentro e fora do escritório, com todas as áreas da Edelman, parceiros, fornecedores e clientes. Sou muito grata por todos durante esse tempo aqui na ‘firma’, pelas trocas, ajudas, abraços e sorrisos. Conhecer quase toda a agência me faz uma pessoa mais feliz e com a certeza de que posso contar com diversos colegas para fazer as coisas acontecerem.  

Além disso, a conexão se reflete na forma como eu me comunico com os diferentes públicos, buscando entender as suas necessidades, expectativas e objetivos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes. Também me sinto conectada com a Edelman e parte de uma rede global, vivenciando os valores, a cultura e a visão da empresa.  

4. O que você aprendeu aqui na agência? Cite um aprendizado obtido durante seu tempo na Edelman.

Olha, posso dizer com certeza sobre duas coisas: processos e gestão de tempo/cronograma.  

O entendimento de como funcionam os processos internos da agência, do cliente e dos fornecedores faz com que a gestão dos projetos seja mais clara e objetiva. Sobre organização de tempo e cronograma, já tinha certo conhecimento, porém o gerenciamento de prazos, muito jogo de cintura e necessidade de ações rápidas fez com que eu tenha desenvolvido novas habilidades. Portanto, as duas coisas combinadas são os pontos fundamentais da minha função aqui na Edelman. Além disso, aprendi a lidar com situações complexas, me adaptar às mudanças, desenvolver novas competências, me comunicar melhor, liderar projetos, resolver problemas, ser mais criativa, ter mais confiança e muitas outras coisas que me fizeram crescer profissional e pessoalmente. 

5. Estamos celebrando 30 anos na América Latina e a indústria de comunicação mudou consideravelmente ao longo dos anos. O que você considera ser essencial para os nossos próximos 30 anos?  

Parabéns para nós, Edelman Latam! É uma conquista muito admirável, que demonstra tudo o que temos trabalhado, nossa conexão com os clientes buscando entender suas reais necessidades, expectativas e objetivos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes. Além do compromisso com a sociedade, atuando com ética, transparência e responsabilidade.  

Para os próximos 30 anos, acredito que alguns fatores são essenciais, como apostar em inovação, continuar tendo a construção de confiança como foco central de nosso trabalho e promover cada vez mais a representatividade, inclusão e equidade em todos os níveis da organização.  

Me vejo neste futuro e quero cada vez mais crescer e fazer com que sejamos gigantes.