Nesse Dia das Mães, Ana Paula Sartor fala da força que vem do “maternar” a partir de sua experiência como mãe do Rael.    

Ser mãe sempre foi um desejo especial na minha vida. E como praticamente tudo que faço na vida, a maternidade contou com um planejamento detalhado – definição do melhor momento, ponderações sobre as mudanças no dia a dia, investimento envolvido. Porém, algumas coisas simplesmente se recusam a seguir os planos, e a gravidez não veio no momento esperado. Descobri uma endometriose e precisei fazer uma cirurgia. Depois do tratamento, em janeiro de 2020 – quando ainda não tínhamos ideia de que estávamos entrando em uma pandemia –, meu positivo chegou, como dizem por aí!

Tive uma gravidez maravilhosa, apesar do cenário de caos. Quando nasceu, Rael teve uma intercorrência e precisou ficar alguns dias no hospital. E foi aí que, mais do que nunca, comecei a sentir o peso do isolamento imposto pela Covid-19. Eu e meu marido, sozinhos, cheios de medos. Nove dias se passaram e finalmente chegamos em casa. Desde então, minha vida pode ser facilmente traduzida como uma jornada de transformação.

Transformei a forma como enxergo os problemas, os desafios, as derrotas. Nada importa mais do que meu filho, sua saúde e bem-estar. Avaliei prioridades, adaptei minha rotina – quem diria, hoje acordo de madrugada para ir à academia enquanto ele dorme!

No trabalho, quantas mudanças! Voltei da licença-maternidade sendo promovida, reconhecida e desafiada. Quanta responsabilidade e quanto aprendizado neste um ano desde que voltei. Nos projetos e nas interações com os clientes, um olhar mais apurado e mais humano – lembra que falei de jornada de transformação? É isso!

A rotina é cansativa e muitas vezes me pergunto se estou fazendo tudo certo, seja no trabalho ou na minha casa, mas no final de cada dia o sorriso do meu filho me dá força e energia para seguir. À Edelman, toda a minha gratidão, sem clichês aqui, por ser uma empresa que acolhe, entende e reconhece mães em um mercado ainda tão desigual e injusto com as mulheres.

Ana Paula Sartor é Diretora de Engajamento Corporativo e Reputação da Edelman Brasil, e líder global do pilar ‘Mentorship & Sponsorship da GWEN (Global Women's Equality Network), iniciativa da Edelman focada em equidade