Estagiária e estudante de Relações Públicas na Belas Artes, Mayara Oliveira está na Edelman há aproximadamente nove meses, integrando o núcleo de clientes de turismo. No dia a dia, trabalha junto de seu time no desenvolvimento e apoio às estratégias de relacionamento com a imprensa e na produção de conteúdo para redes sociais.  

No mês de agosto, celebramos o Dia da Pessoa Estagiária compartilhando um pouco da trajetória de alguns de nossos talentos.  Vem ler e saber um pouco mais sobre a Mayara:  

1. Como você conheceu a Edelman? O que mais te surpreendeu na agência? 
Conheci a Edelman logo nos meus primeiros semestres da faculdade, uma vez que os professores sempre citavam a empresa como uma das agências mais importantes na área de RP. Nós tínhamos contato com relatórios ou citações vindas da agência durante as aulas, e foi assim que eu acabei conhecendo a empresa. 

2. Qual você diria que foi seu maior aprendizado até o momento? 
Tive muitos aprendizados dentro da área de Relações Públicas e, por consequência, no meu desenvolvimento profissional. 

Quando o assunto é assessoria de imprensa, eu ressalto aqui a organização de press trips, seja com influencers ou jornalistas. Reuniões de brainstorm, que me ajudam a aguçar o meu olhar estratégico para as marcas, além dos treinamentos sobre como desenvolver relatórios e de como orientar os clientes. 

Como desenvolvimento pessoal, destaco o aprendizado em novas plataformas tanto as de uso interno, como as que os clientes utilizam no dia a dia, o contato com novos idiomas, além do aprendizado com outros profissionais da equipe nos quais eu me espelho. 

3. Compartilhe com a gente uma conquista que você se orgulha. 
Conseguir emplacar pautas em veículos de grande expressividade. Ter como responsabilidade a maior parte das demandas de um de nossos clientes também foi algo significativo para mim como estagiária. Além disso, gosto muito de participar de reuniões de brainstorm e poder contribuir com ideias para outros clientes. 

4. Qual conselho você daria para alguém que está considerando começar uma carreira em comunicação? 
Não tenha medo de tentar! A comunicação é uma área muito ampla, os cursos permitem que você transite em diversos campos e a cada nova oportunidade você vai colecionando aprendizados. O meu principal conselho é que desde cedo você já tenha em mente quais lugares você tem interesse em estagiar, e ir estudando quais são as hard e soft skills que eles costumam pedir em suas vagas. Dessa forma, você se desenvolve profissionalmente e aumenta as suas chances de trabalhar no lugar dos seus sonhos.