Por dentro da Edelman é uma série contínua que destaca nossos colegas que estão realizando um trabalho extraordinário em nossa rede. O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano é #BreaktheBias e, durante todo o mês de março, destacaremos vozes fortes de toda a rede que elevam outras mulheres no ambiente de trabalho, redefinindo o significado de  “sucesso” e ajudando a construir um mundo baseado em igualdade de gênero.

O que a palavra “sucesso” significa para você?

Sucesso tem uma definição muito pessoal para mim. Significa ter tido a oportunidade de estudar e construir uma carreira que amo. Também significa ter conseguido dar uma vida melhor para mim e para minha família. Muito mais do que isso, significa estar em paz e fazer o que amo em uma empresa que me valoriza e reconhece meu trabalho.

Qual conselho você daria para uma mulher em relação a “sucesso”?

Não tenha medo de sonhar e realizar e, acima de tudo, permitir-se viver sua própria versão de sucesso seja em sua vida profissional ou pessoal. Não se compare com outras pessoas. A maior parte do tempo isso será frustrante. Foque em você! Ao mesmo tempo, procure por referências. Estude sobre mulheres que deixaram sua marca na história, busque inspiração e motivação para seguir em frente.

Você já sofreu algum preconceito em sua carreira? Se sim, como você superou isso?

Uma vez um chefe me perguntou se eu estava vestida para “convencer o cliente”. Eu me senti desrespeitada e o respondi no mesmo momento, não deixando espaço para qualquer outro comentário. Com isso, eu encorajei outras mulheres a terem a mesma atitude e não ficarem caladas nessas situações. Nossa resposta precisa ser firme e imediata. 

Quais passos você acredita que as empresas precisam dar para #BreaktheBias?

Muito mais do que os processos de recrutamento às cegas, nós precisamos treinar nossos líderes para terem perspectivas mais diversas e inclusivas. Além disso, em muitas empresas e indústrias, metas precisam ser estabelecidas para os profissionais envolvidos nos processos de contratação. Promover iniciativas que demonstrem como a diversidade contribui para os resultados de todos também é um importante ponto para avançarmos.

Que conselho você daria ao seu eu mais jovem?

Acredite em si mesma, seja persistente. Lute pelos seus sonhos e peça ajuda quando necessário, construa relações fortes. Felizmente, segui inconscientemente esses conselhos ao longo dos anos, e isso me trouxe onde estou hoje.

---

Ana Sartor é Diretora de Engajamento Corporativo e Reputação na Edelman Brasil.