Metodologia

O Edelman Trust Barometer 2023 é a 23ª edição de nossa pesquisa anual de confiança nas instituições. O estudo foi produzido pelo Edelman Trust Institute e consistiu em entrevistas online de 30 minutos, realizadas entre 1 e 28 de novembro de 2022, com uma amostra de 32.000 respondentes, em 28 países.

Metodologia

O Edelman Trust Barometer 2023 é a 23ª edição de nossa pesquisa anual de confiança nas instituições. O estudo foi produzido pelo Edelman Trust Institute e consistiu em entrevistas online de 30 minutos, realizadas entre 1 e 28 de novembro de 2022, com uma amostra de 32.000 respondentes, em 28 países.

Mais Informações Read Less

 

 

Tecido social enfraquecido em meio a divisões cada vez mais profundas

 

A falta de fé nas instituições sociais, desencadeada pela ansiedade econômica, a onda de desinformação, divisão de classes em massa e falha nas respostas de lideranças, nos trouxe onde estamos hoje – em um estado profundo de polarização.

  • Empresas e ONGs são as únicas instituições vistas como competentes e éticas.
  • 78% dos entrevistados no Brasil afirmam que o país está mais dividido hoje do que no passado.
  • Os CEOs são obrigados a melhorar o otimismo econômico e responsabilizar as forças divisoras.

 

O otimismo econômico está em colapso

 

Somente 58% dos entrevistados acreditam que eles e suas famílias estarão melhores em cinco anos – uma queda de 15 pontos de 2022 a 2023.

Gráfico de bolas - começando em 2019, quando 74% dos entrevistados acreditavam que eles e suas famílias estariam melhor em cinco anos. Em 2022, esse número cai para 73%. E agora, em 2023, apenas 58% dos respondentes acreditam nisso.

Desconfiança gera polarização

Poucas pessoas ajudariam, morariam perto, ou trabalhariam com alguém que discorda fortemente do seu ponto de vista:

Somente

ajudariam caso necessário.

Somente

morariam na mesma vizinhança.

Somente

estariam dispostos a ser colegas de trabalho.

Explore os achados

  

Grandes expectativas resultam em maior risco para os negócios

 

Mesmo entre aqueles que enxergam seus países como polarizados, Meu Empregador é a única instituição confiável.

 

Embora as pessoas queiram que as empresas façam mais em questões sociais, elas correm o risco de serem politizadas ao tratarem de questões controversas para a sociedade.

Explore os achados

  

Navegando em um mundo polarizado

 

1.

Empresas devem continuar liderando

Como a instituição mais confiável, as empresas devem aproveitar sua vantagem comparativa para fundamentar o debate e entregar soluções para questões climáticas, de DEI e de qualificação profissional.

2.

Colaborar com o Governo

As Empresas e o Governo devem construir consenso e colaboração a fim de gerar resultados que nos levem a uma sociedade mais justa, segura e próspera.

3.

Restabelecer o otimismo econômico

Invista em remuneração justa, qualificação e comunidades locais para sanar a divisão massiva entre classes e o ciclo de polarização.

4.

Defender a verdade

Seja uma fonte de informação confiável, promova o discurso cívico e responsabilize fontes de informações falsas.

Top 10

 

01

Empresas e ONGs
são as únicas vistas como competentes e éticas

01

No Brasil, de 2020 a 2023, Empresas tiveram um aumento de 19 pontos no score de ética.

02

Desequilíbrio Institucional

02

No Brasil, há uma diferença de 24 pontos entre a confiança nas Empresas e no Governo: 64% confiam nas empresas, enquanto apenas 40% confiam no governo.

03

Desigualdade massiva entre classes

03

3. Aqueles no quartil superior de renda têm mais confiança nas instituições do que aqueles com baixa renda. A desigualdade de confiança de dois dígitos aparece em 21 dos 28 países pesquisados.

Explore os achados

  

Assista nosso evento de lançamento

No dia 18 de abril de 2023, lançamos os dados brasileiros do Edelman Trust Barometer 2023,em um evento com apresentação e mediação de Ana Julião, gerente geral da Edelman Brasil e os convidados Danilo Gennari, Presidente da EGA Distrito Brasil e Eugênio Bucci, Articulista do O Estado de S. Paulo; Superintendente de Comunicação Social e professor titular da ECA na USP.

Como isso impacta sua empresa?

Entre em contato para saber mais sobre o Edelman Trust Barometer