Das manteigas e óleos alternativos e da dieta Fodmap ao combate ao desperdício e à guerra ao plástico, o setor é saudável, sustentável e ativista
 

Assim como em grande parte do mundo, quando analisamos os consumidores em paises como Argentina, Brasil, Colômbia e México, identificamos o desejo por uma alimentação saudável e sustentável, além de uma preocupação em como suas escolhas afetam o planeta e a sociedade. Há até pouco tempo, as tendências do setor de Alimentos e Bebidas eram, em geral, dominadas por novos ingredientes e sabores, superalimentos e dietas da moda. Nos últimos anos, no entanto, as tendências são cada vez mais interconetadas e o impacto dos alimentos no meio ambiente tem ganhado cada vez mais relevância - seja por conta de emissões de carbono, do aquecimento global, da diminuição da água disponível para agricultura ou da crescente preocupação com o desperdício e o uso de plástico em embalagens.

Enquanto ainda é verdade que muitas das tendências na América Latina têm origem na Europa ou nos Estados Unidos, essa dinâmica também tem se diversificado. Cada vez mais, a Ásia tem um papel relevante em influenciar costumes, sabores e dinâmicas de mercado. E produtos de origem da América Latina, como acai yerba mate, já são comuns em alguns mercados internacionais. O mais importante para entender as tendências é ter claro que cada mercado se encontra em um momento de maturidade e que nem tudo que funciona “lá fora” faz sucesso por aqui. Realidades socioeconômicas, clima e tradições são definitivas quando o assunto é comida. É por isso que enquanto vemos nos Estados Unidos um crescimento no uso de DNA para mapear possíveis doenças e determinar a melhor dieta a ser seguida, ao mesmo tempo em que drones são testados como uma alternativa ao delivery, em nenhum país da America Latina estes movimentos parecem perto de se tornar realidade.

Da mesma forma que em grande parte do mundo, os consumidores da região também buscam alternativas saudáveis e saborosas para suas bebidas - com o chá continuando a dominar a cena, em diferentes texturas e combinações -, buscam adicionar mais nutrientes às suas receitas com o uso de pós de plantas (superpowders) e não descartam experimentar uma combinação exótica de sabores. Isso tudo ao mesmo tempo em que se preocupam com o papel das marcas na melhoria da sociedade.

Dentre as tendências que destacamos no Relatório Global de Tendências para 2019, as que mostram mais força na América Latina são:

Pós de Plantas Superpoderosas
Suplementos nutricionais e bebidas funcionais já são tendências consolidadas, mas estamos vendo o surgimento de pós feitos de ervas, raízes e plantas tradicionais agora sendo usados para melhorar as funções cerebrais, retardar o envelhecimento, melhorar o sono, a saúde mental e o bem-estar físico. São os pós de plantas superpoderosas (superpowders). Do colágeno ao moon milk, esses produtos são facilmente incorporados aos alimentos e encontrados nas prateleiras de empórios e farmácias.

Manteigas e Óleos Alternativos 
Caso o consumidor queira fugir do básico quando o assunto são manteigas e óleos, é cada vez mais fácil encontrar alternativas. Entre os destaques estão a manteiga de abacate, coco e semente de abóbora e os óleos de linhaça e chia. Cada uma dessas gorduras tem seus benefícios à saúde, além de adicionar sabor e textura aos alimentos.

Dieta Fodmap
O termo é um acrônimo em inglês para "Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides and Polyols", que pode ser traduzido como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Ou seja, todos os açúcares e alguns carboidratos encontrados na comida que podem gerar problemas para pessoas portadoras da Síndrome do Intestino Irritado (calcula-se que em torno de 15% da população mundial). Muitos alimentos, como maçã, couve-flor e alho são enquadrados como ricos em Fodmap e evitá-los significa melhorar a digestão em geral e evitar os sintomas da síndrome e de outras doencas similares. O tratamento consiste na substituição de alimentos e algumas empresas já oferecem versões de seus produtos livres de Fodmap.

Combinações Inusitadas
De combinações mais digestas como caramelo com sal às mais polêmicas como Oreos sabor frango apimentado, muitos sabores exóticos são criados apenas para gerar curiosidade. Mas a verdade é que a ciência explica porque essas misturebas têm potencial e devem continuar a ser tendência. O contraste de sabores, aromas e texturas (doce/salgado, gorduroso/ácido) implica numa experiência mais profunda do paladar. É por isso que combinações como sorvete de azeite de oliva levam nossas papilas gustativas a outros patamares.

Hora do Chá 

Os benefícios do chá - amplamente divulgados e conhecidos - contribuem para que a bebida esteja entre as favoritas do Oriente ao Ocidente. Ainda assim, todos os anos novas combinações contribuem para que a bebida continue em alta entre os mais diversos paladares. Dos mercados de Taiwan vêm duas tendências globais: o onipresente chá com espuma (bubble tea) e o chá de queijo (cheese tea). Por outro lado, nossa erva mate, tão popular na América do Sul, está ganhando o mundo.

Guerra ao Plástico
Com a ONU declarando guerra ao descarte de plástico nos oceanos, e as redes sociais compartilhando fotos de cortar o coração de tartarugas morrendo ao ingerir canudos, essa é, sem dúvida, uma discussão importante para o setor. Em 2018, o banimento de canudos plásticos em diversos locais do mundo gerou seguidores e críticos. Marcas saem à frente e cidades inteiras – ou até estados, como a California - aderem à tendência.

Carne Taxada
As previsões são sombrias para a preservação do planeta e para a saúde humana quando o assunto é carne. De acordo com o The World Resources Institute, o consumo da proteína deve subir 82% globalmente de 2006 a 2050, com sérios impactos para a saudade dos consumdores e ao meio ambiente. Ativistas e especialistas já discutem um imposto sobre a carne, buscando reduzir o consumo.

Resíduos Prósperos 
É antiga a preocupação com o desperdício de alimentos e, de uns tempos para cá, um numero cada vez maior de empreendedores têm encontrado maneiras de ajudar as pessoas e o planeta e, de quebra, engordar suas contas bancárias. As soluções estão presentes em vários estágios da cadeia, como transformar caroços de abacate em talheres compostáveis e usar restos de amêndoas para produzir açúcar ou cerveja.

Restaurantes Fantasmas 

Um novo conceito de restaurante é cada vez mais comum. Sem mesas, cadeiras e garçons, são estabelecimentos que funcionam apenas para delivery. Uma das vantagens para esses empresários é a economia no aluguel e com funcionários.

Comida do Bem 
Mais do que nunca, escolhas alimentares são feitas pelas lentes da ética. Isso vale para questões relacionadas a condições de trabalho, imigração, desnutrição e obesidade até uso da água, biodiversidade e saúde do solo. De acordo com estudo global Edelman Earned Brand 2018, 54% dos consumidores do mundo acreditam que é mais fácil para as marcas liderarem movimentos de mudança social do que o Governo.

Jaqueline Januzzi, gerente global do setor de Alimentos e Bebidas na Edelman