A Edelman Reino Unido é patrocinadora do Relatório de Notícias Digitais 2020 do Instituto Reuters. A edição desse ano revela novas perspectivas sobre o consumo de notícias digitais com base em pesquisa da YouGov, com mais de 80.000 consumidores de notícias online em 40 mercados, incluindo Quênia e Filipinas pela primeira vez. No Brasil, mais de 2 mil respondentes participaram.  

O relatório analisa o impacto do coronavírus no consumo de notícias e nas perspectivas econômicas para os editores. Ele analisa o progresso em novos modelos de negócios on-line pagos, confiança e desinformação, partidarismo e populismo e a popularidade de novos produtos editoriais selecionados, como podcasts e boletins por e-mail.

De 2013 a 2020, o consumo de notícias por meios impressos caiu de 50% para 23%, enquanto o consumo por meio de redes sociais cresceu de 47% para 67%. O uso de smartphones para consumo de notícias também teve expressivo crescimento: de 23% para 76%. Band News, Jornal do SBT e Record News aparecem como os veículos mais confiados e o Facebook como a rede social mais acessada para consumo de notícias. Confira o relatório na íntegra.