O colapso do funil de compra

 

Em um mundo volátil pela pressão em cima dos consumidores, desde saúde e a economia até aos desafios pelos direitos e liberdade e o senso de comunidade, os consumidores estão exigindo cada vez mais das marcas.

A relação entre as marcas e os consumidores envolve as pessoas que se sentem mais vulneráveis e as expectativas da marca de crescer. O Edelman Trust Barometer 2023: O colapso do funil de compra apresenta dados que mostram que os consumidores estão buscando estreitar laços com a marca após a compra e a necessidade de confiança aumenta junto da sensação de vulnerabilidade.

 

Colagem com 6 fotos. A primeira delas mostra uma cena de protesto, onde pessoas seguram um cartaz que diz “STOP WAR” (PARE A GUERRA). A segunda mostra uma mulher branca, asiática, de cabelos pretos. A figura seguinte ilustra uma pessoa trabalhando com um smartphone e um laptop. A quarta imagem apresenta um grupo de pessoas sentadas ao ar livre, mexendo em seus celulares. A figura seguinte mostra duas pessoas comprando vasos de flores. Por fim, a última imagem retrata uma prateleira de loja vazia, destacando um cenário de escassez de suprimentos.

Ameaças pessoais e sociais levaram a um consumidor mais exigente

 

Estão mais atentos ao preço

Estão pesquisando mais antes de comprar

Estão comprando menos por impulso

Dizem que há marcas que não compram por causa dos países onde estão sediadas

Graph        
* O círculo azul indica uma mudança estatisticamente significativa em relação ao ano anterior

A Geração Z impacta e transforma o ecossistema de compras

 

79% da Geração Z acreditam que hoje é mais importante confiar nas marcas que compram e usam do que era no passado

68% dos consumidores dizem que a Geração Z influencia onde e como eu compro, com um aumento de 2 pontos entre 2022 e 2023.

 

O funil de compras não afeta mais a relação da marca com o consumidor

 

As compras são só o começo

descobrem as coisas que me atraem e me tornam leal a uma marca após minha primeira compra.

1. Compra não é o ponto final

2. O engajamento contínuo gera atração

3. O posicionamento da marca gera confiança

4. A confiança impulsiona o crescimento

Consumidores recompensam marcas nas quais confiam com compra, lealdade e defesa

quando confiam em uma marca são mais propensos a comprar novos produtos, independente do preço 

quando confiam em uma marca são mais propensos a permanecer leal e defendê-la 

Construindo marcas em um mundo vulnerável

 

Indo além do funil

Fundo azul com formas abstratas rosa e o número 1 em destaque

Os consumidores de hoje querem uma relação contínua com as marcas, e isso majoritariamente acontece depois da primeira compra. Construa sua marca com estratégia através do círculo de confiança.

 

 

Trabalhe junto da Geração Z, não os subestime

Fundo vermelho, com uma forma abstrata rosa e o número 2 em destaque

A geração Z está mudando o mercado global. Eles são pragmáticos e influentes. Mesmo se eles não forem seu público-alvo, trabalhem junto com eles para alcançarem consumidores de grande escala.

 

Faça da confiança seu combustível

Fundo rosa, com formas abstratas azuis e o número 3 em destaque

Com confiança, sua marca tende a ser recompensada pelo consumidor – comprando, defendendo e sendo leal. Relações recíprocas constroem confiança, e isso acarreta crescimento.

 

Metodologia

Pesquisa conduzida em: 1 de maio – 12 de maio de 2023

14

Países

13,802

Entrevistados

± 1,000

Entrevistados/ Países

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