No último ano, estabelecemos novas rotinas em muitos aspectos de nossas vidas. Cozinhamos mais, pedimos mais comida por delivery e, em muitos casos, a cena de amigos próximos reunidos ao redor de uma mesa foi substituída por videoconferências. A pandemia de Covid-19 e a crise econômica que vivemos no país tiveram um grande impacto no setor de Alimentos e Bebidas, desafiando a confiança e apresentando novas demandas para as empresas.

Edelman Trust Barometer 2021

  • 68% dos brasileiros confiam no setor de Alimentos e Bebidas (-4 pontos em relação ao ano anterior);
  • Confiança nos subsetores: Fabricantes de alimentos e bebidas (57%), Fast food (57%), Agricultura e pesca (67%), Supermercados (68%), Fabricantes de aditivos de alimentos (46%), Cervejas e destilados (46%) e delivery de comida (66%);
  • Cresce a confiança em “meu empregador” no setor: globalmente, o nível de confiança chegou a 76% (+7 pontos);
  • Propósito e espaço para ter voz ativa ainda mais importantes para os funcionários do setor alimentício: desde o ano passado, manter os funcionários e clientes seguros (+49 pontos), comunicações frequentes com os funcionários (+47), iniciativas que moldam o futuro (+45) e incluir funcionários em planejamentos e estratégias (+45) são atributos que cresceram em importância para eles.

Tendências 2021

Jaqueline Januzzi, gerente de Desenvolvimento Global do Setor de Alimentos e Bebidas da Edelman, analisa algumas das tendências que observamos no setor este ano, considerando os impactos da pandemia na forma como consumimos, cozinhamos e comemos.