A indústria de Viagens e Turismo no mundo está aquecida. Segundo a Organização Mundial de Turismo, em 2018, o número de chegada de turistas internacionais foi de 1,4 bilhão, o que representa um aumento de 6% em relação a 2017, antecipando em dois anos a previsão de crescimento. Foi o segundo melhor resultado desde 2010. Para 2019, a estimativa é de crescer mais 4%.

Na América Latina, esse aumento ficou em 3%, um dado positivo, apesar dos desafios políticos, econômicos e socais vividos na região. Além do incremento de visitantes internacionais, mais turistas locais estão viajando para o exterior e mais empresas estrangeiras estão apostando no continente com grandes investimentos – até o fim de 2019, por exemplo, só o Brasil receberá 100 novas frequências de voos para 14 países. 

A evolução dos números propõe um desafio ainda maior para a indústria acompanhar as tendências de comportamento e consumo, bem como o avanço rápido de novas tecnologias, para inovar e oferecer melhores soluções para os viajantes.  

De olho nos vários aspectos culturais que estão impactando a forma como consumidores estão pensando e planejando viagens neste ano, a Edelman lançou o relatório global das 9 Tendências de Turismo para 2019. Aqui, listamos as cinco mais relevantes para a América Latina. Confira:

1. Viagens com Propósito
Mais pessoas viajarão com um propósito em 2019, tomando decisões conscientes sobre onde e como viajar. Esses "compradores orientados por crenças" vão escolher destinos e experiências que causem um impacto significativo nas comunidades locais. E mais: vão escolher marcas (de viagem e outras) alinhadas com seus valores pessoais.

2. O paradoxo do influenciador
O estudo Edelman Trust Barometer 2019 mostra que a confiança na mídia tradicional é a mais alta dos últimos tempos, enquanto cai nas mídias sociais, resultado da preocupação com as fake news. Na indústria de viagens, os influenciadores sociais podem enfrentar certo ceticismo ao passo que tanto as marcas quanto os consumidores estão reexaminando o valor dessas relações.

3. Under-tourism
O excesso de turismo é um problema nos principais pontos turísticos do mundo, entupindo os centros das cidades e, em alguns casos, causando danos irreparáveis a antiguidades delicadas e ambientes sensíveis. A tendência do under-tourism explora o esforço crescente para encorajar toda a indústria de viagens a lidar com o excesso de turistas de maneiras criativas.

4. Viagem de negócios + lazer
Chamada “bleisure” (business + leisure) ou "bizcations" (business+vacations), a tendência é: mais pessoas estão cruzando a linha entre negócios e lazer quando viajam. Dessa forma, esperam que hotéis e destinos facilitem suas vidas ao longo da jornada para que consigam também trabalhar com conforto. E procuram por novas startups com programas de viagens pelo mundo enquanto trabalham remotamente por um longo período de tempo.

5. O futuro é feminino!
Com a igualdade de gênero firmemente plantada no diálogo global e nos recentes movimentos internacionais, houve um aumento no interesse por programas de viagens exclusivamente para mulheres. Nada de destinos “vinho e chocolate”, mas experiências exóticas, de campings a safaris.


Camila Anauate é gerente sênior do setor de Turismo da Edelman Brasil.