Agência lança Relatório Global de Cidadania com as iniciativas do último ano, entre elas a contribuição de R$ 15 milhões em horas de trabalho voluntário e doações para instituições sociais e 22% de redução na pegada de carbono

Em 1952, quando a Edelman, agência global de Comunicação Integrada, foi fundada por Daniel J. Edelman, a visão de negócio do empresário norte-americano já valorizava o voluntariado, a saúde e bem-estar e a educação e desenvolvimento no ambiente de trabalho. Em 2010, um importante passo foi dado para manter vivo o ponto de vista de Dan, com a criação do Comitê Global de Cidadania, que passou a atuar junto aos 65 escritórios da companhia no mundo, impactando mais de 6 mil funcionários em todos os continentes. O objetivo era, cada vez mais, que a prática da cidadania integrasse o cotidiano de seus profissionais. Esse mês, com a campanha The Stories We Love to Tell (As Histórias que Amamos Contar), a Edelman divulga o Citizenship Report FY 16 – de julho de 2015 a junho de 2016 – com conquistas da agência em nível global em quatro pilares: Repensar a Responsabilidade Global, Inspirar a Mudança Localmente, Traçar Estratégias para Gerar Impacto Colaborativo e Estabelecer Parcerias para o Bem. “O relatório reflete a evolução do compromisso assumido pela Edelman há 6 anos, quando decidiu olhar para a cidadania não como iniciativas isoladas dos escritórios, e sim como algo estratégico para a empresa e com o potencial de gerar valor para a sociedade”, explica Luisa Lima, gerente de Comunicação Institucional na Edelman Significa e responsável pela gestão no programa na América Latina. “Hoje, não é mais apenas uma política, integra nossos valores e cultura e guia tudo o que fazemos”, completa.

No Brasil, a Edelman Significa se destaca por relevantes iniciativas no setor. Nos últimos dois anos, por exemplo, desenvolveu um trabalho pro bono de Comunicação para o CTC Digital, escola social de tecnologia em São Paulo. Recentemente, abriu oportunidades para que os profissionais da agência trabalhem como voluntários na instituição, atuando como mentores dos jovens estudantes e auxiliando no seu preparo para o mercado de trabalho. O estímulo à realização de trabalho voluntário é uma prática global, e todos os profissionais podem dedicar 8 horas por ano a organizações sociais. A política de treinamentos é sólida, com oportunidades online e presenciais – no FY16 foram registradas 134 mil horas globalmente – e, quando o assunto é meio-ambiente, entre as ações, estão o controle de emissões de carbono, reciclagem de eletrônicos e de lixo comum (leia mais abaixo). Como a ideia é sempre ampliar as iniciativas cidadãs, em 2017, será implementado no Brasil o programa Edelman Equal. Lançado em 2015 de forma progressiva na agência, tem o objetivo de promover um ambiente inclusivo para a diversidade, onde profissionais LGBT podem assumir sua sexualidade sem medo e focar no seu trabalho, além de atuar como consultoria a clientes que desejam adotar programas do tipo.

A seguir, alguns dos destaques em nível global do relatório a partir de cada pilar:1.Repensar Nossa Responsabilidade Global; 2. Inspirar a Mudança Localmente; 3. Traçar Estratégias para Gerar Impacto Colaborativo; 4. Estabelecer parcerias para o bem.

  • Repensar a Responsabilidade Global

Gestão ética e constante avaliação dos programas em curso, reconhecimento das melhores práticas e atenção às demandas dos profissionais

85% dos funcionários realizaram treinamentos em Introdução de Compliance e Ética

Lançamento do Prêmio de Cidadania Ruth Edelman, com o objetivo de reconhecer o público interno a partir de trabalhos pro bono

80% dos funcionários da Edelman afirmam que o voluntariado e o Comitê Global de Cidadania são fatores importantes na escolha de se trabalhar na companhia

  • Inspirar a Mudança Localmente

Promover a mudança coletiva para o bem, com parâmetro globais para a redução da pegada de carbono e escritórios verdes, estímulo ao desenvolvimento profissional e programas de Diversidade & Inclusão e de Saúde & Bem-Estar

22% de redução na pegada de carbono das atividades

100% dos escritórios adotam como padrão a impressão frente e verso e substituíram pelo menos 50% do papel convencional por versões recicladas

Primeira empresa de Relações Públicas no mundo a conquistar o selo Carbon Trust Certification Worldwide

167 horas de treinamento executadas no mundo – média de 24 horas por funcionário

Nomeação de uma Liderança de Diversidade e Inclusão para direcionar e liderar políticas

Criação de um grupo de trabalho em saúde e bem-estar com representantes do time global de Recursos Humanos e do Comitê Global de Cidadania

  • Traçar Estratégias para Gerar Impacto Colaborativo

Compartilhamento de valor com nossas comunidades por meio de trabalho pro bono e voluntariado

USD$ 4,656,059 (cerca de R$ 15.105.652) em horas de trabalho voluntário, pro bono e doações para instituições sociais

80% dos escritórios submeteram projetos de trabalho pro bono e voluntariado

33% dos funcionários participaram de atividades voluntárias

854 horas de trabalho voluntário executadas no mundo – média de 5,9 horas por funcionário

140 ONGs onde profissionais são voluntários apoiadas com fundo global

  • Estabelecer Parcerias para o Bem

Aliança com outras organizações, colaboração com pactos globais e atenção à diversidade de fornecedores e compras sustentáveis

Política de Diversidade de Fornecedores está sendo implementada em programas-piloto em 9 escritórios nos Estados Unidos

Parcerias: clientes, ONGs, fornecedores, empresas, escritórios locais e comunidades

Mais informações:
Claudia Jordão
11 3066.7782
claudia.jordao@edelmansignifica.com

Sobre a Edelman Significa
A Edelman Significa é uma agência de comunicação integrada que aplica os preceitos das Relações Públicas para construir, promover e proteger marcas. Tem uma visão contemporânea do mundo, das relações e da comunicação, e mescla estratégia e criatividade para definir e disseminar narrativas em múltiplas plataformas. Possui 180 profissionais de diversas especialidades em São Paulo e Rio de Janeiro e tem representação em Brasília. A agência integra conceitos e técnicas de Relações Públicas com Pesquisa, Branding, Digital, Criação e Experiência de marca. É parte da Edelman, líder global de Relações Públicas, com mais de 5 mil colaboradores em 65 escritórios em todos os continentes. Constou duas vezes na “A-List Agencies” da Advertising Age e foi apontada como “Agency to Watch” em 2014. Conquistou 13 Leões em Cannes, incluindo o Grand Prix em PR em 2014. Foi classificada como um dos melhores lugares para trabalhar pela Advertising Age e pela Glassdoor. No Brasil, foi eleita a 3ª agência mais admirada do país no 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Acumula também sete prêmios POP, dois prêmios Aberje e duas indicações ao Prêmio Caboré. Foi também vencedora, em 2015, dos prêmios Latin American Excellence Awards e do Sabre Awards Latin America. Possui as empresas especializadas Edelman Intelligence (pesquisa), BioScience Communications (comunicação médico-científica) e United Entertainment Group (entretenimento, esportes e experiências), além de uma joint venture com a United Talent Agency.