A depressão é uma das principais doenças a afetar pessoas de todas as idades globalmente - mais de 265 milhões ao redor do mundo já tiveram pelo menos um episódio da doença. A OMS indica que 70% das pessoas enfrentam sérias barreiras para ter acesso a tratamentos adequados, que vão desde a falta de recursos a estigmas sociais. No Brasil, 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, principalmente a depressão.

A Janssen, líder global em tratamentos para saúde mental e neurociência, se propôs a criar um movimento para mudar essas estatísticas no Brasil, abordando todos os aspectos do tratamento da depressão.

Pesquisas da Edelman destacaram que, de forma geral, a sociedade ainda não sabe como apoiar adequadamente pacientes deprimidos. Portanto, antes de encorajar pacientes a falar, era preciso orientar as pessoas a serem empáticas e ensiná-las a ouvir. 

Falar Inspira Vida – O Movimento é a maior iniciativa no Brasil para combater o estigma em torno da depressão e alertar para a necessidade de melhores recursos para prevenção de suicídios.

Estratégia e execução

A Janssen se uniu a especialistas acadêmicos e psiquiatras, startups e grupos de comunicação, criando uma coalizão para impulsionar suas diversas perspectivas sobre saúde mental e, juntos da Edelman, criaram um guia direto e empático para movimentar e educar brasileiros em torno do tema. O guia muda o roteiro sobre saúde mental, apresentando as abordagens corretas e o uso ideal das palavras para criarmos uma sociedade mais capacitada a lidar com a depressão. 
Para escalar esse movimento, Janssen e Edelman, em parceria com a Linha Amarela do Metrô de São Paulo, criaram o Vagão da Empatia, um vagão envelopado com diversas citações do guia, incentivando as pessoas a refletirem a respeito da forma como falam sobre depressão e suicídio. A campanha foi programada para coincidir com o Setembro Amarelo, iniciativa voltada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Publicações na imprensa e nas redes sociais logo surgiram, auxiliando a Janssen a liderar nas conversas sobre o assunto nesse momento. 
Com o objetivo de garantir maior alcance do movimento durante a pandemia e mostrar os desafios em torno da depressão de uma forma que as pessoas pudessem se identificar, nasceu a parceria com o Discovery Channel na América Latina, para cocriar o documentário “Existir e Resistir: O Desafio a Depressão”, que reflete a necessidade de uma geração mais empática e consciente em relação a saúde mental. Acompanhando pacientes que nos permitem conhecer suas jornadas com a depressão, a produção é um retrato íntimo do cenário completo da doença: medo, vergonha, aceitação e a busca por ajuda especializada. O documentário foi distribuído em toda a América Latina. 

Resultados

“Falar Inspira Vida” e sua narrativa earned-centric, impulsionada pela colaboração, criatividade e comunicação integrada, posicionaram a Janssen como referência para outras iniciativas de conscientização como essa no Brasil – e, mais importante, está fazendo diferença na forma como as pessoas percebem e falam sobre depressão. 
Em cinco meses – durante a pandemia -, o movimento teve alcanço massivo:
- 668M impressões
- 13M engajamento
- 35 mil guias distribuídos
- 8 M de pessoas impactadas pelo “Vagão da Empatia”
- 91 M de impressões no documentário (em menos de 30 dias).