Nossa jornada é de aprendizado contínuo e passa pela inclusão de profissionais trans 
 
O compromisso de impactar positivamente a sociedade. O quarto e mais recente valor da Edelman rege sobre relacionamentos internos e sobre como atuamos em nossas comunidades. Mas, como esse valor é vivido na prática? De diversas formas: passando pela produção e compartilhamento de conhecimento, pelo trabalho que desenvolvemos para clientes, que leva em conta propósito de marca e questões sociais, e por meio de nossos comitês internos formados por nossos colaboradores e nossas colaboradoras. O grupo de Cidadania, por exemplo, gerencia ações de voluntariado, trabalho pro-bono e esforços voltados à sustentabilidade replicados por vários escritórios da Edelman no mundo. Na área de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I), o GWEN promove a equidade de gênero na empresa globalmente e o EdelMais – grupo de Diversidade, Equidade & Inclusão da Edelman Brasil - busca garantir que todas as pessoas possam ser quem são em nossos ambientes de trabalho.  

Entre as diversas frentes de atuação do EdelMais, está a inclusão de profissionais trans. De acordo com pesquisa da FAPESP, apenas 16,7% das pessoas trans estão inseridas no mercado de trabalho de maneira formal. O dado reflete o preconceito vivido por essa comunidade, que segue sendo empurrada à margem da sociedade e que possui chances infinitamente reduzidas de conseguir um trabalho que seja “socialmente aceito”, caso seja esse seu desejo. O EdelMais, em parceria com o time de Relações Humanas da Edelman Brasil, vem trabalhando para mudar essa realidade: tanto dentro quanto fora de casa. Como comunicadores, acreditamos na força da informação e da educação. Então, compartilhamos conteúdos, geramos conversas e promovemos debates internamente. Também levamos ideias para clientes por meio de consultorias a iniciativas e campanhas. Além disso, buscamos diversificar o ambiente de trabalho, intensificando o acolhimento de profissionais trans, por meio de iniciativas de recrutamento e seleção. Não se trata apenas de um objetivo de negócio, mas do nosso compromisso e desejo genuíno de trabalhar em um ambiente inclusivo, diverso e com equidade para todas as pessoas. 

O caminho é longo e o aprendizado é contínuo. Mas, acreditamos na troca de experiências inspiradoras entre aquelas pessoas que escolheram esse objetivo. 

A seguir, algumas das ações que a Edelman Brasil, por meio do EdelMais e de nossa área de Relações Humanas, tem desenvolvido nos últimos anos como parte da jornada para melhor acolher e incluir profissionais trans e para tornar nossos ambientes mais diversos e inclusivos: 
 
CONVERSAS 
Eventos organizados para o público interno, com a presença de lideranças da Edelman e de pessoas convidadas de fora, abordando assuntos e promovendo debates de extrema relevância relacionados à Diversidade, Equidade & Inclusão. Essas conversas abrem espaços de fala para pessoas que geralmente não são ouvidas na sociedade e sobre temas que geralmente são pouco conhecidos. 
 
CONTEÚDOS 
Artigos, vídeos, podcasts, estudos proprietários, como o Trust Barometer, e outros conteúdos em diferentes formatos informam, educam e geram conversas sobre o tema. Os materiais são divulgados internamente e externamente por meio dos canais proprietários da agência.    
 
TREINAMENTOS 
Cursos específicos, como o de vieses inconscientes, fazem parte do catálogo de treinamentos obrigatórios da Edelman. O objetivo é desenvolver pessoas e estimular práticas inclusivas entre as equipes. 
 
RECRUTAMENTO 
Em parceria com o EdelMais, o time de Relações Humanas vem ampliando, de maneira contínua, seus esforços na área de recrutamento, seleção e acolhimento adequado de pessoas trans. Entre as ações, estão parcerias estratégicas para a contratação de pessoas trans com empresas de referência no setor, como a TransEmpregos, da Maite Schneider, e ampliação de nossos canais de divulgação de vagas para pessoas LGBTQIA+.     
 
CONSULTORIA 
O EdelMais presta consultoria aos diversos times da Edelman, especialmente às equipes de atendimento ao cliente, contribuindo com importantes insights e alertas na condução de ações, campanhas, eventos ou qualquer outro serviço de comunicação, com a intenção de incentivar iniciativas inclusivas que levam em consideração sensibilidades sobre o tema. Da elaboração de planos para datas importantes como o Dia da Visibilidade Trans a orientações em situações de crise, o comitê busca trazer, para cada iniciativa, um olhar de fora, focado em DE&I. Uma dessas dicas fica para quem estiver lendo esse texto: por que trabalhar campanhas para a comunidade trans só nessas datas marcantes? Vamos repensar?  
 
OUTROS ESFORÇOS REGIONAIS E GLOBAIS 

O EdelMais tem representação ativa em conselhos internos de DE&I da América Latina e de nossa rede global. Desses conselhos, surgiram iniciativas importantes como eventos virtuais que exploram também a diversidade regional na América Latina e seus desafios e o estabelecimento de comitês de DE&I em outros países latinos, tendo como inspiração o trabalho desenvolvido no Brasil. Outras iniciativas globais da Edelman incluem a Week of Belonging, uma semana dedicada ao tema, e o podcast Authentic 365, que tem um time global de hosts– incluindo o Brasil. 
 
EdelMais é o grupo de Diversidade, Equidade & Inclusão da Edelman Brasil