O evento Verso e Reverso da Comunicação Interna sempre teve como objetivo ser inovador em seu formato. Este ano, na sua 7ª edição, vai nos provocar a, como profissionais da área, repensar o nosso dia a dia e nosso papel dentro do ecossistema organizacional. Nosso trabalho diário inclui construir relações de confiança nas mais diferentes esferas: nas lideranças, entre times e áreas e no propósito das organizações. Hoje, mais do que nunca, temos o grande desafio de fortalecer esses vínculos.

O Edelman Trust Barometer de 2019 revelou um fenômeno global de crescimento da confiança do empregado em seu empregador. A tendência foi identificada em 16 de 27 mercados pesquisados, inclusive no Brasil, cujo indicador aumentou 5 pontos. Enquanto o estudo aponta um sentimento de desconfiança nas quatro instituições que analisa – ONGs, empresas, governo e mídia –, ele também revela que as pessoas têm se voltado para o que é próximo, pessoal e local. Aqui entra a figura do empregador.

Como resultado dessa relação, pessoas esperam que não só as companhias, de forma institucional, tomem partido e apoiem causas, mas que suas lideranças e executivos promovam mudanças dentro e fora dos muros da empresa. Uma grande parcela das pessoas espera que CEOs se posicionem, de forma genuína, com relação a temas como igualdade salarial, preconceito, discriminação e assédio, bem como sobre a formação de empregos para o futuro. 

Além disso, existe uma expectativa de que os empregadores estejam junto às pessoas na defesa de questões sociais. Por exemplo, entre os principais atributos que fazem um potencial talento considerar trabalhar em uma organização estão o propósito comum e o impacto social do trabalho, ter voz nas decisões importantes da empresa e ser parte de uma cultura inclusiva, e o desenvolvimento e oportunidades de crescimento. 

Ainda segundo o Trust, a relação entre empregado e empregador é vantajosa. Em um relacionamento de confiança, o colaborador é mais propenso a advogar em nome da sua empresa, permanecer leal, viver os valores da organização e estar comprometido com o seu trabalho. 

Nós, profissionais de comunicação, temos a função e a responsabilidade de ser agentes dessa transformação positiva nas organizações, construindo relações, promovendo a transparência e conectando pessoas e propósitos. No Verso e Reverso, teremos a oportunidade de unir as nossas experiências, reescrever nosso manifesto e abrir as portas para mais diálogo sobre esse tema.

Fernanda Guedes é Supervisora de Contas na Edelman Brasil e membro do Grupo de Trabalho de Comunicação Interna da Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação.