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Transtornos relacionados à saúde mental estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e, apesar de afetarem mais da metade da população brasileira, falar sobre o tema ainda é um tabu, em especial em ambientes profissionais e de trabalho. O LinkedIn encorajou discussões sobre o assunto, ajudando a criar espaços seguros e inclusivos para a comunidade da plataforma.  

Desafio

Uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn apontou que apenas 44% dos respondentes se sentem confortáveis em falar sobre saúde mental em um ambiente profissional.

Diante deste cenário, a maior rede social profissional do mundo identificou que a falta de conversas sobre saúde mental também era uma realidade em sua plataforma. Ao compartilhar majoritariamente conteúdos sobre conquistas, promoções, cursos e outros tópicos positivos, os usuários reforçam a construção de um ambiente que pode ser considerado tóxico e irreal por muitos.

Era preciso normalizar o fato de que profissionais não precisam estar bem o tempo todo e mostrar que é aceitável - e necessário - falar sobre como nossos trabalhos afetam nossa saúde mental e vice-versa.

Estratégia

Os achados da pesquisa auxiliaram na definição da estratégia para começar essa conversa e reforçaram a necessidade de levantar a discussão a partir de diferentes vozes, demonstrando que transtornos relacionados à saúde mental podem afetar qualquer um.

A estratégia contemplou depoimentos de usuários da comunidade do LinkedIn e uma ativação com jornalistas, especialistas da área da saúde e criadores de conteúdo, convidando-os a quebrar as barreiras do diálogo sobre saúde mental.

Execução

Veronica Oliveira, fundadora de um projeto que dá visibilidade a profissionais de limpeza; Noah Scheffel, fundador de um programa de capacitação para pessoas trans, e Rui Duarte Brandão, médico e fundador de uma plataforma de saúde emocional, foram os rostos dos vídeos que deram início a campanha #DeMenteAberta, compartilhando suas visões e suas próprias trajetórias, reforçando a proposta de criar uma comunidade respeitosa e aberta para tratar do assunto.

Com o objetivo de convidar membros da comunidade a compartilhar suas próprias histórias, abrimos espaço para a conversa com criadores de conteúdo, jornalistas e especialistas de saúde, com o envio de um press-kit que os convidava a, literalmente, quebrar a barreira em torno do assunto - para abrir o kit, era preciso rasgar um papel que trazia frases que não correspondem a realidade, como "nenhum trabalho é perfeito, mas nas redes sociais eles devem ser". Além disso, uma série de posts pagos com criadores de conteúdo na plataforma fortaleceram a conversa.

Resultados

 A campanha mudou a percepção dos usuários do LinkedIn sobre saúde mental e auxiliou na criação de um espaço seguro para falar sobre o assunto no ambiente profissional. O grupo de influenciadores que recebeu o kit amplificou a hashtag #DeMenteAberta, incentivando outras pessoas a compartilharem suas histórias pessoais. A campanha atraiu a atenção da imprensa e foi destacada, junto dos dados da pesquisa realizada pela marca, por veículos como G1, Época Negócios e Mundo RH.   

+3M

impactados por influenciadores

+4.3M

impressões no LinkedIn