A colisão da confiança, inovação e política

Em um cenário global de rápidas transformações, especialmente na ciência e na tecnologia, a aceitação de inovações pode ser um desafio. O Edelman Trust Barometer 2024 revela um distanciamento entre a sociedade e inovações, como Inteligência Artificial, medicina genética – que inclui vacinas de mRNA, muito discutidas durante a pandemia de Covid-19 –, e alimentos geneticamente modificados. Entre os 28 países pesquisados, a maioria tende a acreditar que inovações na sociedade são mal gerenciadas. Quando as pessoas têm essa percepção, elas são mais propensas a rejeitar o surgimento dessas novas tecnologias.

Nesse cenário, as empresas aparecem como a instituição com o maior nível de confiança para introduzir as inovações na sociedade, tendo um papel fundamental para torná-las mais transparentes, acessíveis e demonstrar como elas podem nos guiar para um futuro melhor. 

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Dispersão da autoridade

Brasileiros demonstram uma desconfiança em líderes tradicionais, acreditando que autoridades governamentais, jornalistas e líderes empresariais estejam propositalmente tentando enganar as pessoas, dizendo coisas que sabem ser falsas ou exageradas. “Alguém como eu” e cientistas são as fontes mais confiáveis para dizer a verdade sobre inovações e tecnologias.

Inovação vai às urnas

Respondentes acreditam que a ciência está sobre pressão política e que o governo não tem competência para regular inovações efetivamente. Há uma demanda por líderes capazes de guiar a sociedade para a aceitação dessas novidades.

Restabelecimento da ciência na sociedade

Brasileiros esperam que cientistas, acadêmicos e especialistas técnicos tenham um papel importante na implementação das inovações, exercendo funções significativas na gestão e introdução de inovação na sociedade. É essencial que as instituições ouçam as preocupações, deixem que façam perguntas e comuniquem os prós e contras das inovações.

Restaurando a confiança na promessa da inovação

Respondentes são mais propícios a aceitarem inovações se eles estiverem confiantes que aquilo irá guiá-los para um futuro melhor.    
 

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gráfico de confiança sobre as instituições para integrar inovações na sociedade.   Título: Empresas são as mais confiáveis para integrar inovações na sociedade  Dados: Empresas – 63%  ONGS - 52%  Mídia - 50%  Governo - 46%

 Empresas são as mais confiáveis para garantir que inovações sejam seguras, compreensíveis e acessíveis

Entre as instituições avaliadas, empresas são as únicas confiáveis para integrar inovações na sociedade. ONGs e mídia ficam no patamar da neutralidade, enquanto o governo não é confiável.

Imagem de um ambiente agrícola indoor automatizado. Braço robóticos cuidando e colhendo os frutos vermelhos de canteiros com plantações verdes.

 


gráfico com o nível de aceitação ou rejeição de cada inovação. A primeira linha diz respeito a Energia Limpa: 11% de rejeição e 60% de aceitação, com legenda “Sucesso da inovação: mais entusiasmo em relação à energia limpa”. A segunda linha é sobre IA, 31% de rejeição e 32% aceitação, seguindo, está a medicina genética, com 29% de rejeição e 32% de aceitação – ambas as linhas representam uma encruzilhada: tanto resistência quanto entusiasmo em relação à IA e à medicina genética. Por fim, alimentos geneticamente modificados, com 56% de rejeição e 15% de aceitação, isto é, um fracasso da inovação: alimentos geneticamente modificados enfrentem forte resistência.    
 

 

Aceitação da inovação está em risco

Respondentes são mais propícios a afirmarem que inovações estão sendo mal gerenciadas (o que inclui regulação governamental insuficiente, desconfiança em líderes tradicionais e suspeita de que a ciência se tornou politizada). Para conquistar sua aceitação, brasileiros precisam ver que a inovações são validadas por cientistas e especialistas em ética, sentir que é regulada corretamente e compreender os impactos em suas vidas.

4 maneiras de restaurar a confiança na promessa da inovação

Descrição de 4 maneiras para restaurar a confiança na promessa da inovação.   Implementação é tão importante quanto invenção   Enquanto inovações podem promover avanços na sociedade, o mal gerenciamento dessas transformações pode inflamar reações negativas. Com avanços como IA, vacinas e energia limpa na berlinda, explicar sobre os impactos científicos e garantir transparência é essencial.      Ciência deve se integrar à sociedade   Cientistas ainda têm credibilidade – mas estão cada vez mais sujeitos à análise minuciosa do público. Para a confiança nas recomendações de especialistas aumentar, é preciso iniciar diálogo, bem como aproveitar as vozes dos pares na defesa da ciência.

 

 

Descrição de 4 maneiras para restaurar a confiança na promessa da inovação.   Empresas devem se unir em prol de mudanças   Empresas são as instituições mais confiáveis para introduzir inovações na sociedade, com ênfase na parceria com o governo. CEOs precisam defender empregos e se posicionar quanto às crescentes preocupações éticas.   Controle sobre o próprio futuro   Quando as pessoas sentem que têm controle sobre como as inovações afetam suas vidas, ficam mais propensas a aceitar essas inovações, ao invés de resistir a elas. Escute as preocupações, abra-se para questionamentos.

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TOP 10

01

A sociedade está mudando muito rápido       

01

Quando as instituições gerenciam mal uma inovação, os respondentes são mais propensos a afirmar que a tecnologia e a sociedade estão mudando muito rápido e não de maneira benéfica para pessoas como eles.

02

“Alguém como eu” e cientistas são os mais confiáveis       

02

“Alguém como eu” (80%) e cientistas (75%) são as fontes mais confiáveis para dizer a verdade sobre inovações e tecnologias, enquanto jornalistas (49%) e autoridades governamentais (44%) não são confiadas.

03

Confiança no setor não garante a confiança em suas inovações       

03

Setenta e nove por cento dos brasileiros confiam no setor de tecnologia, mas apenas 53% dizem confiar na IA; 70% confiam em empresas de saúde, porém apenas 56% confiam em medicina genética. A diferença mais relevante está no setor de alimentos e bebidas, no qual 75% afirmam confiar, mas apenas 31% confiam em alimentos geneticamente modificados.

 

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Metodologia        
O Edelman Trust Barometer 2024 é a 24ª edição de nosso estudo global sobre confiança e credibilidade. A pesquisa foi desenvolvida pelo Edelman Trust Institute, e consistiu em entrevistas online de 30 minutos que foram realizadas de 3 a 22 de novembro de 2023. Saiba Mais>

28         
Países 

32,000         
Entrevistados

±1,150         
Entrevistados/País